VIVA COM AMOR

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sábado, 25 de outubro de 2008

Síntese- Pesquisa- Princípio Científico e Educativo



Não deve haver separação entre pesquisa e ensino.
Desmistificar a pesquisa significa também o reconhecimento da sua
inclusão natural na prática, pois quem ensina precisa pesquisar,quem
pesquisa precisa ensinar.
É preciso reinventar a pesquisa na escola através de uma autocrítica sobre seu papel na sociedade, pois se considerar- mos a instituição escolar
apenas por suas aulas,colas e decorebas, ela poderia ser substituída
pela televisão um instrumento de ensinar e aprender muito mais eficiente
do que a escola.
Não há ciência sem pesquisa, sobretudo ão há criatividade científica sem
pesquisa.
Metodologia científica, descobrir e criar não são a mesma coisa, já a pesquisa analítica descobre e nisso cria conhecimentos novos.
Sem ressaltar no momento o lado da pesquisa como princípio educativo,
bastaria trazer à cena a pesquisa como Princípio científico, para demarcar o absurdo que é o mero ensinar e o mero aprender.
O ensino motivado na pesquisa, na medida em que os sujeitos se inserem no processo de produção do conhecimento como atores de uma prática coletiva que supõe compromisso histórico social, não só contribui para a formação desses sujeitos como faz com que continuem aprendendo na realidade diariamente em que se desempenham sua prática.
O que faz da aprendizagem algo criativo é a pesquisa, porque a submete ao teste, a dúvida, ao desafio, desfazendo tendência meramente reprodutiva.
Professor é aquele que ensina baseado em seus conhecimentos adquiridos com pesquisas, e não somente com graduação.
Se a pesquisa é a razão do ensino, o ensino é a razão da pesquisa
Reduzir o ensino à aula é reduzir a aprendizagem ao escutar.
É necessário motivar o aluno a pesquisar, no sentido de fazer o seu próprio questionamento para chegar à elaboração própria. O caminho para a verdadeira aprendizagem é a biblioteca, onde é preciso munir-se de leitura farta, para dominar posturas explicativas, entre elas escolher a
mais aceitável e a partir desta elaborar uma própria.
O segundo passo é iniciar a elaborar, fazendo tentativas aproximadas, até sentir-se seguro de um tema.
O professor assume então o lugar de orientador, pesquisador.Apesar da consciência na educação, é preciso transformar, motivando o surgimento consciente do cidadão.
Refletindo sobre a prática de pesquisas e educação, nota-se que a prática não se restringe à aplicação da teoria.A aplicação da teoria ressalta o lado da qualidade formal, no aprimoramento das condições
instrumentais de exercício profissional.
É indispensável ser um técnico competente,como é indispensável ser um cidadão atuante e organizado, trazendo para o meio dessa cidadania a
instrumentalização cientifica adequada.
Por sua vez, toda prática deve estar relacionada com a formação
acadêmica, contextualizada pela teoria e pela pesquisa/ensino/extensão.
A relação professor/aluno é questão vital na elaboração de um currículo.
O profissional da educação deve ser capaz de construir um projeto próprio, educativo e assistencial, competente cientificamente e participativo politicamente, abrangendo o conceito de pesquisa em seu compromisso de atuar.

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