VIVA COM AMOR

VIVA COM AMOR

terça-feira, 17 de maio de 2011

MINHA ALMA GÊMEA- MINHA MANA LILIANE


Se um dia lhe der uma louca vontade de chorar...
Me chama.

Não lhe prometo fazer sorrir,
Mas posso chorar com você...

Se um dia resolver fugir;
Não se esqueça de me chamar.
Não lhe prometo pedir para ficar,
Mas posso fugir com você.

Se um dia lhe der uma louca vontade
De não falar com ninguém;
Me chama assim mesmo.
Prometo ficar bem quietinho.
Mas...

Se um dia você me chamar e eu não responder...
Vem
correndo ao meu encontro...
Talvez eu esteja precisando de você...

Te amo Mana

CONTRIBUIÇÕES DO AFETO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Durante o processo de desenvolvimento do ser humano, a afetividade é como se fosse uma “energia” que incentiva as ações, ficando clara a importância da relação entre professor-aluno. Na escola, serve para um convívio em um ambiente de harmonia, onde a aprendizagem irá fluir com mais facilidade, com maior rendimento e interação entre ambos.
Cabe ao professor investigar e conhecer mais particularmente o seu aluno, para que possa ajudá-lo de forma significativa, auxiliando-o em sua vida escolar e em situações diversas que poderão surgir.
O relacionamento entre professor-aluno deve ser de amizade, de troca, de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se imagina desenvolver qualquer tipo de aprendizagem em um ambiente hostil.
É comum nos depararmos com professores que intervenham na relação dinâmica entre as crianças, mas dificilmente as encorajam, mostrando confiança em sua capacidade, demonstrando afeto e segurança em sua intervenção. É necessário que o professor demonstre afeto e compreensão, principalmente quando o aluno se mostra angustiado.
Já utilizar de muitos elogios irá formar uma falsa confiança do adulto diante da capacidade da criança vir a compreender verdadeiramente o que aprendeu, o que poderá reforçar ainda mais sua insegurança, se fazendo assim, uma aprendizagem superficial e mecânica, quando a criança passa a realizar atividades em função de recompensas que poderá receber.
O educador deve ter a clareza de alimentar apenas os interesses que sirvam de fato para o desenvolvimento intelectual.
A harmonia será recíproca entre professor-aluno, quando os mesmos buscam os mesmos interesses e valores. Então, na escola, se não houver interesses comuns entre o professor e o aluno, um bom desenvolvimento na aprendizagem fica em parte comprometido.
É fundamental destacar a importância de um professor consciente de seu papel, de sua responsabilidade, na qual irá tomar decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais que construiu ao longo dos anos, considerando assim, as condições de vida familiar e social de seus alunos.
Um professor que pensa no bem, e em seu poder de mudança junto ao ser humano irá educar e amar ao mesmo tempo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011


Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir sempre o meu coração! Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!